fbpx

Parto Normal com Fisioterapeuta

Para que a mulher seja protagonista do seu parto, e se sinta encorajada e segura, ela deve ser acompanhada por uma equipe humanizada, que ofereça apoio e incentivo, de maneira cuidadosa e respeitosa.

A Fisioterapeuta durante o trabalho de parto, oferece apoio físico e emocional para a mulher, para que ela viva da melhor maneira possível este momento.

Dra. Suellen segura nos braços de uma gestante que faz agachamento antes do parto

A Fisioterapia durante o trabalho de parto dispõe de técnicas não farmacológicas para redução de dor e ansiedade, que incluem a massagem, o TENS (eletroestimulação transcutânea para diminuir a dor), a respiração, banho e exercícios na bola que podem possibilitar um trabalho de parto menos doloroso e mais ativo.

Dra Suellen apoiando uma gestante com exercícios e massagem antes do parto

A mulher é estimulada e encorajada por parte da fisioterapeuta a adotar posturas verticais para diminuir o tempo de duração do trabalho de parto, ficando em pé, caminhando, sentada, de cócoras, ajoelhada, realizando exercícios de mobilização do quadril, tentando encontrar maior conforto em cada momento do trabalho de parto. E cada exercício é escolhido de acordo com a fase do trabalho de parto e posição do bebê na pelve, para facilitar sua descida pela pelve materna.

Desenho ilustrando o caminho do parto normal

Uma outra técnica diferencial que pode auxiliar o trabalho de parto, é a acupuntura, que contribui para a redução da dor, efetividade das contrações uterinas, dilatação do colo do útero e descida do bebê, facilitando o parto.

O(a) parceiro(a) deve ser incluído(a) no apoio à mulher, quando é orientado(a) a dar conforto e incentivo, participar do processo e a acompanhá-la durante os exercícios e caminhadas.

Importante saber: a atuação da Fisioterapia durante o trabalho de parto não substitui e não atrapalha a atuação do médico e da enfermagem, pelo contrário, a abordagem multidisciplinar contribui para melhor assistência durante o parto humanizado.

Alegria da mamãe após um parto normal, com seu bebê!

A fisioterapia, dentro da equipe multiprofissional, surge como uma importante aliada para auxiliar a mulher a se manter ativa e mais confortável durante o trabalho de parto.

Além disso, é essencial que a gestante faça o acompanhamento pré-natal e o planejamento do parto com médicos obstetras humanizados, cuidadosos e com prática em parto normal.

Se você tiver dúvidas sobre a atuação da fisioterapeuta durante o trabalho de parto entre em contato comigo para conversarmos.

Além dos recursos específicos da fisioterapia que podemos utilizar em benefício do seu conforto durante o trabalho de parto, a preparação para o parto normal, durante a gestação, também contribui positivamente para uma boa evolução e sucesso no parto.

Open chat
1
Olá!
Posso te ajudar?
Powered by