A drenagem linfática manual é indicada para o tratamento de edemas. É uma técnica com movimentos suaves que melhora a circulação dos líquidos no organismo, fazendo com que sejam eliminados pela urina.
Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai da circulação sanguínea e banha as células. Essa drenagem deveria ser sempre exercida naturalmente pelo nosso sistema linfático. No entanto, problemas circulatórios que surgem por tensão pré-menstrual, vida sedentária ou cirurgias, comprometem essa função. Quando isso ocorre, há um acúmulo de líquidos em determinadas regiões, causando inchaços e edemas.
Por que ocorre inchaço das pernas e dos tornozelos durante a gestação?
Os hormônios da gestação causam o relaxamento da parede dos vasos sanguíneos, dificultando o retorno da circulação das pernas e dos pés. Além disso, a gestante tem seu volume sanguíneo aumentado. O útero, em crescimento, comprime veias e vasos, e esse conjunto de mudanças prejudica a circulação dos líquidos do corpo, podendo gerar o edema.
O edema atinge a maioria das gestantes, sendo mais comumente observado em pés e tornozelos, mas pode chegar a atingir mãos e punhos, sendo que na maioria das vezes, não está relacionado com nenhuma doença, e ainda pode persistir após o parto, por alguns dias e semanas.
A drenagem linfática manual contribui para a melhora do inchaço em gestantes e mamães, com manobras realizadas num ritmo contínuo e lento, com o cuidado que se deve ter no período gestacional e após o parto.
E quem não gosta de uma drenagem linfática e massagem relaxante?
Muitas gestantes e mamães apresentam dor na coluna lombar, torácica ou cervical, e além de realizar exercícios posturais, alongamentos, correção da postura nas atividades diárias e na amamentação, a massagem relaxante pode contribuir para o relaxamento muscular e melhora da dor.
Além do relaxamento muscular, a massagem no local da dor, provoca liberação de endorfina e aumenta o fluxo sanguíneo em várias regiões do cérebro envolvidas na regulação do estresse. Dessa forma, gestantes e mamães que recebem massagem tem menores níveis de estresse, dores e depressão, e melhor qualidade do sono.
Vamos relaxar e se cuidar?