fbpx

Disfunções Sexuais Femininas

Você tem muita dor durante a realização do exame ginecológico? Tem dificuldade para ter relação sexual? Ou perde a sensibilidade durante a relação?

Saiba que muitas mulheres apresentam esses sintomas, e que a Fisioterapia pode te ajudar!

Mulher jovem sentada na cama com seu marido ao fundo e fisionomia de frustração

Os músculos do assoalho pélvico ficam localizados bem abaixo do corpo, entre o osso púbis (na frente da pelve) e o cóccix (atrás, no final da coluna). Estes músculos sustentam os órgãos pélvicos no lugar (bexiga, útero e reto) e circundam a uretra, a vagina e o ânus.

Ilustração com visão superior da bacia feminina com os músculos perineais

Desenho ilustrativo com visão inferior do assoalho pélvico feminino

Quando estes músculos estão saudáveis, contribuem para a sensibilidade e o prazer durante a relação sexual, permitindo uma atividade sexual satisfatória e sem dor. Assim, alterações da região pélvica podem comprometer o desempenho sexual.

Os músculos do assoalho pélvico, como qualquer outro músculo esquelético do corpo (o quadríceps que fica na coxa, os músculos abdominais, o bíceps que fica no braço e etc.), devem estar fortes e alongados, ou seja, deve ter uma boa função de contração e não ter espasmo nem hipertonia, que deixam os músculos tensionados.

Caso apresente enfraquecimento e/ou tensão muscular nessa região, a mulher pode apresentar disfunções e incômodos relacionados à atividade sexual

Sensação de vagina larga: quando ocorre a diminuição da sensi­bilidade durante a relação sexual, e assim a mulher não consegue ter uma atividade prazerosa ou chegar ao orgasmo, o que pode ocorrer por fraqueza ou flacidez dos músculos perineais.

Vaginismo: dificuldade de permitir a introdução do pênis, dedos ou de outros objetos na vagina (por exemplo o espéculo, utilizado pela médica ginecologista), independentemente de ter vontade. Em alguns casos as mulheres não conseguem ter relações sexuais ou fazer exame ginecológico, devido a uma contração forte e involuntária dos músculos perineais

Dispareunia: dor que ocorre durante a introdu­ção do pênis ou durante a atividade sexual, no começo do canal vaginal ou no fundo. Uma das causas é a rigidez dos músculos perineais.

A avaliação com fisioterapeuta especialista permitirá a identificação da disfunção muscular, e a escolha dos recursos fisioterapêuticos que serão utilizados:

Massagem Perineal

Uso de Dilatadores Vaginais

Posicão de exercício feminino para fortalecer assoalho pélvico
Exercícios perineais

Casal feliz na cama de mãos dadas
Orientação de Exercícios Sexuais

Mas, levando em consideração que as disfunções sexuais podem ter várias causas diferentes, dentre elas doenças crônicas ou agudas, e doenças psicológicas, seu tratamento pode envolver diferentes profissionais de saúde, como o psicólogo e o médico, para que a paciente seja avaliada de forma abrangente e receba a terapia adequada.

Continue a navegar pelos conteúdos do site e conheça melhor o universo da fisioterapia e da acupuntura para a qualidade de vida da mulher em todas as fases da vida.

E se precisar, estaremos aqui para atendê-la com todo cuidado, carinho e atenção. Obrigada!

Open chat
1
Olá!
Posso te ajudar?
Powered by