A acupuntura foi originada no Oriente e faz parte do conjunto de conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa. Seu fundamento está relacionado com o equilíbrio energético do indivíduo e o tratamento de diversas queixas. Segundo a visão da Medicina Tradicional Chinesa, os desequilíbrios energéticos podem determinar uma constituição física debilitada, deixando um organismo mais predisposto ao desenvolvimento de doenças.
A ação terapêutica da acupuntura ocorre por meio da inserção das agulhas na pele, em pontos específicos, que devem ativar canais de circulação de energia correspondentes a cada órgão, para reequilibrar a harmonia energética do corpo, fornecendo meios do organismo se “auto-tratar”, sem o uso de medicamentos.
As energias Yin e Yang na Acupuntura Feminina
Todas as mulheres e todos os homens têm dentro de si um equilíbrio da energia Yin e da energia Yang, porém, nas mulheres predomina a energia Yin. O útero é um dos principais órgãos representativos do Yin, e as menstruações revelam o funcionamento cíclico do corpo feminino.
Durante as fases da vida, a mulher é influenciada, de forma fisiológica e psíquica, pelas mudanças hormonais, pelo ciclo menstrual, pela gestação, pela amamentação e pela menopausa.
Atualmente, com uma vida muito ativa, repleta de tarefas, atribulada e competitiva, a energia Yang tornou-se mais presente na vida feminina, e quando o Yang se torna excessivo, ele consome o Yin, isso significa que, as características Yin do corpo e da mente da mulher estão se desgastando, diminuindo.
Dessa forma, muitos problemas relacionados à fertilidade, à amamentação, ao parto, à menopausa podem surgir, e estão relacionados ao modo de vida das mulheres, com menos descanso, e à queda do Yin.
A acupuntura para a saúde da mulher pode auxiliar no tratamento das seguintes disfunções femininas:
- Distúrbios menstruais (irregularidade da menstruação, amenorréia, TPM, cólicas menstruais, fluxo intenso);
- Endometriose, síndrome dos ovários policísticos;
- Infertilidade (suporte à fertilização in vitro);
- Sintomas da menopausa (ondas de calor, alterações de humor, insônia, tontura);
- Enxaqueca, tontura
- Depressão, ansiedade;
- Incontinências (urinária, fecal);
- Dores e fibromialgia;
- Constipação e diarréia;
- Acne e oleosidade da pele, rejuvenescimento da pele facial e diminuição das linhas de expressão por meio da acupuntura estética
- Sintomas e disfunções durante a gravidez e no pós parto
A acupuntura também pode ajudar a mulher a viver melhor por meio da manutenção do equilíbrio energético, contribuindo para:
- Aumento da energia e disposição;
- Controle de doenças crônicas;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Relaxamento e melhora do sono;
- Melhora do retorno venoso pelo estímulo dado para a circulação energética, sanguínea e linfática;
- Auxílio na perda de peso e emagrecimento.
Podemos utilizar vários recursos da Medicina Tradicional Chinesa para promover o equilíbrio energético:
Vamos marcar uma sessão e conhecer os benefícios que a acupuntura pode lhe proporcionar?
Leia também sobre Acupuntura para Gestantes